TÁXI, UBER OU CABIFY – QUAL É O MELHOR APP DE TRANSPORTE?

Hoje em dia, temos muitos apps de transporte urbano à nossa disposição, no celular. Bastam poucos toques e um carro vem nos pegar na porta, em instantes. Com a maior oferta desses serviços, está cada vez mais difícil saber qual tem o melhor custo-benefício para nós, consumidores. A seguir, analisamos os principais apps do mercado. Qual será a melhor viagem?

Se na década de 80 a apresentadora Angélica cantava “Vou de táxi”, hoje ela teria dúvidas entre tantos apps de transporte urbano disponíveis. Talvez ela cantarolasse: “Vou de táxi, Uber ou Cabify, cê sabe”.

Em 2010, a chegada do Uber revolucionou o transporte individual de passageiros em todo o mundo. O preço médio das viagens caiu e a qualidade do serviço e o número de carros disponíveis para transporte de passageiros aumentou nos centros urbanos.

Os taxistas tiveram de sair da zona de conforto, que parecia eterna, e ir à luta no mercado, junto com outros apps de transporte urbano que se seguiram ao Uber.

Hoje, porém, há tantos apps que está difícil escolher o mais vantajoso: Uber, 99Táxis, Use Táxi, Cabify, WillGo, T81, Televo… E afinal, vou de quê?

Quer preço? Então Vah!

Se queremos a viagem mais barata, o Vah é a solução. O app é um comparador de preços de viagens. Ele pesquisa os preços em todas as categorias de carros disponibilizados pelo Uber, 99Táxis, Easy Táxi e Cabify – os principais apps de transporte urbano do mercado.

Com o endereço do destino, o Vah aponta qual empresa cobra o menor preço no trajeto. Por meio do app, economizamos 30% nas viagens, pois sabemos qual tem a menor tarifa, em determinado momento, entre os apps de transporte urbano.

Precisamos falar do Uber

O Uber mantém preços competitivos, em especial nas categorias UberX (popular) e Uber Pool – neste último, pessoas compartilham o carro. A viagem sai mais barata, mas demora mais. É indicado para quem não está com pressa, e gosta de carro cheio.

Por outro lado, a qualidade do Uber está em declínio. As famosas balinhas e garrafas de água, antes disponíveis aos passageiros, agora são raridade. Minguaram.

A seleção pouco criteriosa dos motoristas e carros, em comparação aos demais apps de transporte urbano, acaba colocando na praça, com a bandeira Uber, veículos em mau estado de conservação e motoristas inexperientes ou com comportamento inadequado.

Além disso, a tarifa do Uber é dinâmica: varia conforme a demanda. Em horários de pico ou durante a chuva, quando a procura pelos carros do app aumenta muito, o preço dinâmico vai para as alturas e se torna proibitivo.

Apps de táxis

Os principais apps de táxi, 99Taxis e Easy Taxi, após o baque inicial com o surgimento do Uber, resolveram entrar na briga de vez, para nossa alegria. Afinal, maior a concorrência, melhores os preços para nós, consumidores.

Ambos serviços lançaram recentemente categorias populares – 99 POP e Easy Go –, com carros particulares, cujos preços competem com o UberX. E o melhor: não há tarifa dinâmica. Faça chuva ou sol, a tarifa não se altera por causa da demanda por carros.

Podemos também pedir táxis com 30% de desconto nos aplicativos. Com isso, os preços das viagens de táxi competem com as categorias populares. O táxi ainda tem a vantagem de trafegar por corredores de ônibus, chegando mais rápido aos destinos.

A 99 e a Easy realizam muitas promoções atrativas. Em março deste ano, por exemplo, a 99 ofereceu 50% de desconto nas viagens solicitadas na linha POP, de 10h às 17h, durante a semana.

Por fim, os critérios para seleção de motoristas e carros particulares são mais rigorosos nesses apps se comparados ao Uber. Os motoristas passam por treinamentos presenciais e online. Aprendem até a sintonizar rádios amenas, mais suaves aos ouvidos.

Cabify, o novo

Entre os apps de transporte urbano, o Cabify é um dos mais recentes no Brasil. Na sua linha de serviço com carros populares, o Cabify Lite, o preço não é tarifado pelo nosso tempo dentro do veículo. Se pegarmos um engarrafamento, a viagem não pesa no bolso.

Um diferencial do Cabify é a reserva de carros com um dia de antecedência. E, no próprio app, podemos selecionar comodidades como o motorista abrir a porta, ar condicionado ligado ou não, e a rádio a ser sintonizada.   

O app, porém, está operacional em poucas cidades – São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Bom para todos

A concorrência entre os maiores apps de transporte urbano do mercado – Uber, 99Táxis, Use Táxi e Cabify –, ao lado de outros competidores, como os apps WillGo, T81 e Televo, traz benefícios para todos: preços menores, mais carros com passageiros nas ruas, mais trabalho e geração de renda.

Muito melhor do que só ir de táxi, é poder escolher como queremos ir.