Dia Mundial da Água: como ela afeta a economia?

Dia Mundial da Água pede reflexão sobre o consumo consciente e os reflexos de sua escassez

O Dia Mundial da Água – comemorado hoje – foi instituído pela ONU em 1992, visando a conscientização da população a respeito dessa riqueza natural.

Mas será que você sabe todos os aspectos da economia que são influenciados pela água, ou mais especificamente pela falta dela?

Abastecimento

Obviamente, o primeiro reflexo é no próprio abastecimento de água. Racionamentos e aumento de preços nas tarifas ou cobranças de multa para forçar a diminuição do consumo.

A alternativa para muitas indústrias e comércio que não podem fechar as portas é o uso de caminhões pipa, que também ficam com seus preços inflados com o crescimento da demanda.

Ou seja, não tem como escapar.

Produção de energia

Hidroelétricas são a principal forma de obtenção de eletricidade no país, então a escassez de água força a governo a usar alternativas, como as usinas termelétricas.

O problema é que elas têm um custo de produção muito maior, fazendo que a bandeira tarifária mude e nós paguemos mais pela mesma quantidade de energia.

Indústria

Só para você ter uma ideia do impacto da água na indústria, saiba que a produção de uma mísera folha de papel A4 gasta 10 litros de água.

Além do setor de papel e celulose, as indústrias têxtil, alimentícia e química estão entre as mais afetadas por eventuais desabastecimentos.

Além do óbvio aumento nos preços dos produtos, a escassez aqui também podem provocar demissões em massa e até fechamento de plantas, uma vez que a produção pode se tornar inviável sem o abastecimento adequado.

 

Agricultura

Como um dos setores mais afetados, a escassez de água no campo gera produtos mais caros e de pior qualidade.

Além de afetar a colheita corrente, a falta de irrigação adequada pode trazer prejuízos mais duradouros para o solo, que afetarão a produção por muitos anos.

Conclusão

Quando falamos de consumo consciente de água, temos que pensar que nossas atitudes não afetarão apenas nossa conta de água, mas também toda economia do país.

Com os efeitos da escassez atingindo praticamente todos os setores, o resultado será sempre aumento na inflação, então a melhor saída é economizar e adotar práticas ecologicamente corretas.

Separar o lixo, diminuir o tempo no chuveiro, reduzir o uso de plástico e usar materiais recicláveis são apenas algumas formas de colaborar com o planeta e com o seu bolso.

Então mãos à obra e feliz Dia Mundial da Água!