Festa infantil gastando pouco: como faz?

Organizar uma festa de aniversário para os filhos pode sair caro hoje em dia. Os buffets infantis cobram caro pelo espaço e pela comodidade de providenciar alimentação, bebidas, decoração e entretenimento durante toda a comemoração. É por isso que muitas famílias estão optando por celebrar o aniversário das crianças em casa, o que além de deixar a comemoração com cara do aniversariante sai bem mais em conta. Quer saber como organizar uma festa infantil gastando pouco? Vem com a gente!

Para começar, tenha em mente os itens fundamentais para fazer uma festa infantil gastando pouco: planejamento, preparativos antecipados, usar o que já tem (do espaço e decoração). Vamos em frente!

Faça você mesmo

Da decoração ao cardápio, o “faça você mesmo” é sem dúvida o melhor caminho para os pais que querem economizar. Isso exige, é claro, planejamento com mais de um mês de antecedência. Tanto para a produção dos enfeites da mesa, reserva do salão para quem mora em prédio, e preparo da alimentação e bebidas. Comece buscando lojas e mercados que vendem produtos no atacado para conseguir preços melhores para ingredientes e materiais para servir e decorar. Itens baratos como feltro, papel crepom, cartolina, EVA e bexigas tem um efeito muito bonito em peças de decoração de festa. E a internet está cheia de tutoriais e fotos inspiradoras. Dá uma olhada nesse link do Pinterest. 

Nessa fase de produção, envolva toda a família e também o próprio aniversariante.

Simplifique o cardápio

As iguarias gastronômicas oferecidas em espaços de evento são difíceis (e caras) de serem reproduzidas na cozinha doméstica, então opte pelos lanchinhos e doces à moda antiga que são sucesso garantido em aniversários de crianças. Não deixe de fora o cachorro-quente para as crianças e a carne louca para os adultos. Sanduíches de pão de forma são clássicos, fáceis de preparar e muito bem aceitos pelo paladar infantil e adulto. O pão de queijo é uma boa pedida e há opções prontas para assar que são saborosas e não pesam no bolso.

Em se tratando de doces, os clássicos como brigadeiro, beijinho e bicho de pé são os mais esperados nas festinhas. Os ingredientes não têm custo alto e o trabalho maior é o de enrolar um a um mesmo. Para uma opção mais leve e saudável, que tal uma salada de frutas? Aliás, as frutas podem estar presentes também num ponche sem álcool, que funciona como alternativa para quem não gosta de refrigerante.

Para o bolo, repense contratar aquela boleira gourmet do momento. Apesar de lindos, o bolo pode sair caro e não agradar o paladar das crianças. O de chocolate, feito com brigadeiro caseiro com sabor de comfort food, está entre os preferidos e  pode ser feito facilmente por você na cozinha de casa.

Que tal investir em materiais duráveis?

Se a sua ideia é realizar outros aniversários para seus filhos, vale a pena ter itens duráveis que possam ser reaproveitados, como talheres e pratos de plástico resistente, bandejas e baixelas, toalhas e suportes para doces. Além da economia nas festas seguintes, você ajuda o meio ambiente e produz menos lixo.

Brincadeiras à moda antiga

Manter as crianças entretidas durante todo o aniversário é um desafio que pode ser vencido usando a criatividade e as brincadeiras de antigamente. Corrida do saco, dança das cadeiras, estátua e caça ao tesouro são algumas atividades que deixam a criançada animada. Os pais podem participar também, o que deixa as brincadeiras ainda mais engraçadas, além de render boas fotos 😉

Faça uma festa apenas na escola

Fazer uma festa infantil gastando pouco em casa é bacana, mas não vamos negar que dá trabalho.Então se o seu filho já teve algumas desse tipo, cogite fazer uma festa apenas na escola. Muitas oferecem essa opção de comemoração na hora do recreio ou após o horário da aula. O trabalho e os gastos são reduzidos e o seu filho vai ficar feliz em celebrar o aniversário perto dos amigos.

Um item de luxo

Se você optou por uma festa na sua casa, mas não tem familiares ou amigos comprometidos em te ajudar, pense em contratar um garçom e uma copeira para o dia da comemoração. Sabemos que o desafio é festa infantil gastando pouco, mas você teve muito trabalho para organizar e produzir os itens da festa, então esse pode ser um “item de luxo” para que você possa aproveitar a ocasião com a família.

Chegou a melhor parte: a festa! Curta cada momento com seu filho.  

E se sobrar disposição, coloque os custos na ponta do lápis e compare com outros formatos de festa. A economia normalmente é comprovada e os pais têm mais um motivo para ser celebrado!