Boletos vencidos: o que mudou?

Até o final de 2017, todos os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer instituição financeira e não apenas no banco emissor da fatura. Entenda o que mudou!

Pagar boletos vencidos em qualquer banco é apenas um dos benefícios da Nova Plataforma da Cobrança, que está sendo implantada pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos, em conjunto com a rede bancária. O sistema que está sendo lançado tem o objetivo de modernizar o modelo implantado no ano de 1993, que alterou radicalmente a forma como pagávamos contas na época. Foi nessa reforma, que está completando 24 anos, que se instituiu o código de barras com 44 posições como um padrão.

Mas a alteração que vai permitir o pagamento de boletos vencidos em qualquer instituição acontecerá aos poucos, conforme o calendário divulgado pela Febraban em 24 de janeiro (reproduzido abaixo). O cronograma prevê a mudança em boletos de maior valor primeiro, até atingir as faturas com valores inferiores a R$ 1.000,00, no segundo semestre.

Onda de Valores

 

Combate à fraude de boletos

Outra mudança interessante é que, de acordo com o novo sistema, toda fatura deverá apresentar o CPF ou CNPJ do beneficiário e também o número do documento do pagador, uma proteção adicional contra fraudes de boletos.

Como explicamos no texto “Boletos falsos: sabemos os riscos que corremos?uma das formas de fraudar boletos, entre tantas outras, é a interceptação da fatura por um intermediário que adultera o código de barras de forma que o valor pago seja destinado à conta bancária do criminoso e não à do verdadeiro beneficiário do título. Se quiser saber mais sobre este e outros tipos de fraudes é só clicar aqui.

O problema é enorme: segundo a Febraban, em 2016, foram emitidos 3,7 bilhões de boletos bancários no Brasil e o montante No ano passado, os recursos desviados devido a esse tipo de fraude, com adulteração de código de barras, somaram R$ 320 milhões.

Cansado de pagar juros e multas?

Não há dúvidas: pagar boletos vencidos vai ser muito mais fácil até o final deste ano. Mas é mesmo necessário esse desperdício de recursos? Já vimos aqui que cair na espiral dos juros pode ser uma grande furada. Pior ainda se o motivo for esquecimento.

Nesse caso, o melhor é se organizar, o que, aliás, está cada vez mais fácil. Há uma lista infindável de ferramentas e apps que nos ajudam nesse quesito. Um exemplo é o app papelada: ele organiza nossas contas e faturas em um ambiente virtual único, acessível pelo computador, tablet ou celular. A ferramenta gera alertas sobre datas de vencimento das nossas faturas e nos avisa sobre contas não recebidas ou não pagas. Ou seja, com o papelada nunca mais vamos pagar boletos vencidos. Mas convenhamos: a iniciativa da Febraban é muito bacana!

Para mais informações sobre a Nova Plataforma da Cobrança, basta acessar a cartilha preparada pela Febraban