Programas de fidelidade ajudam na hora do aperto

Já foi o tempo que os pontos acumulados em programas de fidelidade eram trocados apenas por passagens aéreas. Hoje, os pontos podem ser usados até mesmo pagar contas de água, luz e telefone. Quer saber como aproveitar os benefícios dos programas de fidelidade? Então confira as dicas que o papelada selecionou para você ampliar as possibilidades de vantagens que esses programas oferecem.

As possibilidades para quem quer e gosta de acumular pontos em programas de fidelidade não param de crescer. Na última década, o segmento de fidelidade cresceu e, além de bancos e administradoras de cartão de crédito, grandes gestoras de pontos tomaram o mercado com outros benefícios além de milhas para viagens.

Agora o cliente pode escolher como e onde quer trocar os pontos. Sim, “onde” porque além de produtos, também é possível reverter os pontos em experiências, como um jantar em um restaurante bacana.

O papelada listou onde mais você pode usar seus pontos:

#Uber

Quem é cadastrado no sistema Dotz agora pode trocar as moedas (a versão de pontos desse sistema) por descontos em viagens no serviço de transporte urbano, o Uber. Cada 400 Dotz equivalem a 5 reais de desconto válidos em todo país.  

Para usar o desconto, o passageiro deve trocar seus Dotz no site www.dotz.com.br e solicitar o código que deverá ser adicionado no aplicativo Uber no campo Pagamentos/ Adicionar código promocional.

#Combustível

As grandes redes de postos de gasolina com Shell e Ipiranga têm seus próprios programas de fidelidade que transformam pontos em ingressos para jogos de futebol, eletrodomésticos e, é claro, créditos para abastecer o tanque de combustível.

Gestores de programa de fidelidade como Multiplus,  Smiles, Netpoints e Dotz também têm parceria com redes de postos de gasolina para crédito em combustível ou transferência de pontos.

#Contas de água, luz, gás e telefone

Outro benefício oferecido pela Dotz é o pagamento de contas até R$ 300. O pagamento é muito simples e é feito no próprio site da gestora de pontos.

#Cosméticos

Além dos planos de pontuação oferecidos pelas redes de farmácias, outras redes de fidelidade encantam com esse benefício. Nas compras feitas pelo site da Droga Raia há um símbolo da Multiplus ao lado de cada produto que pode ser trocado ou ter desconto com resgate da pontuação. Para usar, basta digitar o CPF.

Evite esses erros comuns na hora de acumular e usar os programas de fidelidade:

#Tente concentrar os pontos em poucos programas

Com tantas opções, é comum se cadastrar em vários programas. Porém alguns oferecem a possibilidade de transferência de pontos. A Multiplus é um deles. Assim você acumula um montante maior e pode ter benefícios mais parrudos, ao invés de trocar por pequenas recompensas apenas para a pontuação não expirar.

#Compare os pontos e vantagens entre os programas

Cada rede de pontos tem a sua política, o que muitas vezes resulta em desvantagem na hora do resgate. O mesmo benefício pode consumir mais pontos em um programa do que em outro. Ou seja, um eletrodoméstico que pode consumir 5000 da sua pontuação do programa X, poderia ser arrematado por 4000 na rede Y. Sempre que possível, faça a comparação.

Há um app disponível para Android e IOS que ajuda a gerenciar os créditos acumulados em programas de fidelidade. O Oktoplus permite que o usuário concentre todos os programas e acesse as informações em um só lugar. O app merece destaque também porque envia notificações sobre promoções de passagens aéreas ou quando os pontos estiverem prestes a expirar.