Compras: quando cada produto fica mais barato?

Acerte nas compras seguindo nosso calendário de promoções

Há pouco, falamos das resoluções de ano novo para uma vida financeira mais saudável. Claro, tem tudo a ver com planejamento e fechar as torneiras dos gastos. Mas, a gente sabe que para viver temos de fazer compras.

Isso não significa, no entanto, perder as rédeas do bolso. Pensando nisso, elaboramos um calendário de compras para você sair atrás das promoções certeiras e comprar tudo que precisa sem gastar muito.

Basta andar pelo shopping para saber que tem promoção o ano inteiro, mas será que você sabe qual o melhor mês para comprar determinado produto?

Janeiro

O início do ano sempre vem recheado de promoções em todos os setores, mas dois deles são os que costumam ter os maiores descontos: artigos de decoração e brinquedos.

Depois da correria para deixar a casa em ordem para as festas, ninguém pensa mais em decoração; da mesma forma que a volta às aulas faz a criançada deixar os brinquedos de lado.

Fevereiro

Jogos de vídeo game – que normalmente são lançados em outubro – ficam mais baratos nesta época.

Além disso, pós-Carnaval, a tendência é que biquínis, maiôs e tudo que têm a ver com a época mais quente do ano também entrem em promoção já que o verão está quase acabando.

Março

Este é o melhor mês para comprar roupas, afinal as lojas têm de queimar o estoque para receber a nova coleção outono/inverno.

Abril

Não deixe para comprar o presente da sua mãe na última hora! Aproveite o início de abril, quando a data ainda está distante, e já garanta o seu – com um preço muito mais baixo.

Maio

Com o foco total no dia das mães, quem sai ganhando são os homens, que encontram muitos produtos em promoção, como roupas, sapatos, pequenos eletrodomésticos, etc.

Junho

Este é um ótimo mês para comprar geladeiras! Como o dia das mães ficou para trás e novos modelos são lançados em maio, os modelos anteriores entram em promoção nesta época.

Julho e Agosto

Sabe aquele ar condicionado que você sempre sonhou? Então, julho é a melhor época para compra-lo.

Mas se ele ainda não cabe no seu orçamento – ou na sua casa – fique tranquilo, pois os ventiladores também estão em promoção este mês.

Setembro

Outro ótimo mês para aproveitar as promoções de roupas, afinal a coleção primavera/verão vem chegando e precisa de espaço nas vitrines.

Outubro

Com a chegada de novos modelos de eletrodomésticos, os modelos antigos entram em promoção neste mês – exceto as geladeiras, claro, que já falamos lá em cima.

Novembro

A moda da Black Friday – e da Cyber Monday – pegou mesmo por aqui, tornando novembro um ótimo mês para comprar eletroeletrônicos.

Só fique esperto para não cair em armadilhas seguindo essas dicas aqui.

Dezembro

O último mês do ano não costuma ser muito favorável às compras, já que a aproximação do Natal faz os preços de tudo subirem, mas pasmem, pode ser bom para comprar carros 0km.

Como as concessionárias têm metas de vendas anuais e sabem que o consumidor está com dinheiro no bolso, elas lançam promoções agressivas – oferecendo descontos, tanques cheios, IPVA grátis, etc – para bater seus números e terminar o ano bem.

Oferta e procura

Não tem segredo: é a famosa lei da oferta e da procura que manda nessa história. Quando tem muita gente querendo um produto, ele tende a subir de preço e os relegados a segundo plano perdem valor. Ter as finanças domésticas e pessoais em ordem requer um olhar um pouco além – use as ondas econômicas a seu favor.  

Agora que você sabe a melhor data para comprar cada coisa, arme-se com paciência e, se possível, vá economizando para pagar à vista. Quem sabe assim você ainda não garante um descontinho extra?