COMO GUARDAR SENHAS COM SEGURANÇA?

Uma curiosidade: você já contou a quantidade de senhas que utiliza rotineiramente na sua vida? Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, apps, contas de e-mail, bankline, cartões de crédito, lojas online – para cada um deles, uma senha nossa!

Bons tempos aqueles em que necessitávamos só de uma senha, a do banco. É ou não é?

Nos dias atuais, a pergunta que fica é: como guardar senhas com segurança?

“Para facilitar, eu utilizo sempre a mesma senha”, é o que muitos dizem. Mas, se essa senha for quebrada por um hacker, o efeito é em cascata, junto com os problemas. Em uma só tacada, ele terá acesso livre a toda a sua vida.

“Ah, eu tenho uma cabeça privilegiada, guardo todas as senhas na memória”. De duas, uma: ou você está fora da vida online e não precisa das senhas ou, então, adota a mesma prática arriscada de ter uma senha para tudo. Ou é um Einstein.

“Eu salvo as minhas senhas automaticamente no navegador. Daí entro direto no Facebook, sem digitar login e senha, uma maravilha”. Maravilha, até a página dois: se alguém utilizar o seu computador, terá acesso livre às suas páginas.

E pior: com poucos cliques, um intruso pode entrar facilmente nos arquivos do navegador, no seu PC, que mostram todas as suas senhas salvas. Imagine o estrago.   

E há aqueles que, em pleno século 21, ainda guardam um papelzinho na carteira com todas as senhas anotadas. Jura?

Ok, mas afinal: como faço para guardar senhas com segurança?

Uma opção bem simples é registrá-las no app Notas, do iPhone, e bloquear o acesso por senha. O problema é este: se esquecermos essa senha, não acessamos mais o arquivo. Leia aqui como colocar senha em uma nota no Iphone. 

Mas a melhor maneira de guardar senhas com segurança é utilizar apps de gerenciamento de senhas. Ok, é aflitivo deixar nossos segredos nas mãos dos outros. Mas qual alternativa nos resta?

Além do mais, esses apps são, em geral, confiáveis. Possuem robustos sistemas de segurança, com criptografia (leia mais sobre essa tecnologia), que garantem a integridade e a proteção das nossas senhas. 

Selecionamos alguns apps que estão entre os mais utilizados em todo o mundo:

. 1Password: tem interface amigável, protege nossos dados por criptografia e preenche automaticamente login e senha quando entramos em aplicativos e sites. Nele, guardamos todas as senhas. Só precisamos memorizar uma única senha-mestra: a de acesso ao aplicativo. Ou, então, é possível entrar no app com nossa digital.

. LastPass: tem as mesmas funcionalidades do 1Password e é confiável para guardar senhas com segurança. O app também avalia a força das nossas senhas e pode criar outras mais fortes. Sincroniza as informações nos nossos dispositivos móveis.

. Dashlane: seu diferencial é a troca de todas as nossas senhas por outras combinações mais fortes, com um só clique. Gera alertas instantâneos em caso de detecção de violações de segurança em sites. Como os outros apps, preenche nossas senhas automaticamente em apps e páginas da internet, facilitando nossa vida.