Seis dicas de ouro para quem vai morar sozinho

Vai morar sozinho? Parabéns! Isso significa um grande marco na vida. Você deve estar ansioso para aproveitar esse momento de liberdade, não é? Mas antes é preciso estar consciente sobre os compromissos que vêm com a liberdade: controle de orçamento, organização de contas e documentos, limpeza, supermercado, roupa, refeições, etc etc etc.

Antes de assumir sozinho o controle remoto da sua nova casa, dá uma olhada nessas seis dicas que o papelada selecionou para te ajudar a assumir as novas responsabilidades de morar sozinho.

Faça um orçamento! E cumpra! 😉

Antes mesmo de ir morar sozinho liste todos os gastos fixos previstos, sem exceção. Além do aluguel ou parcela do imóvel, some o que vai gastar com alimentação, transporte, água, energia, telefone, internet, TV a cabo, condomínio, etc. Adeque esses gastos à sua renda para não viver apertado ou cair em dívidas.

Tente seguir a regra 50-30-20: 50% do seu orçamento deve cobrir as despesas fixas; 30% pode ser usado com supérfluos (aquela ida ao shopping, cinema, um restaurante no fim de semana, salão de beleza); e os 20% restantes devem ser poupados.

Neste vídeo, a Carol do blog Finanças Femininas dá dicas preciosas sobre como se preparar para morar sozinho. 

 

Não seja ansioso na escolha a sua nova casa

Escolha o local equilibrando seus interesses e condições financeiras. Alugada ou própria, é importante observar o entorno da sua nova casa para ter certeza se é bem servido de transporte público, comércio e mercado. Isso vai facilitar seu dia a dia. É importante avaliar também se a região é segura e se as distâncias entre sua casa e o seu trabalho ou faculdade não vão fazer você perder horas a fio.

Organize suas despesas e documentos usando a tecnologia

Uma vez instalado no novo lar, nada de ficar acumulando papéis, contas e documentos, tudo naquele caos. Há alternativas digitais para organizar a vida, assim sobra espaço e tempo pra você curtir esse novo momento. O papelada  é uma baita mão na roda: ele permite que você concentre todas as contas, faturas, boletos num único lugar e acesse tudo digitalmente pelo seu smartphone ou via navegador. A ferramenta também envia avisos sobre o vencimento das contas, o que é muito útil pois evita que você pague juros e multas. Você perceberá rapidamente que a linha juros e multas do orçamento não é bem-vinda e só desvia recursos desnecessariamente. Além disso, o papelada oferece a facilidade de pagamento sem digitação de código de barras e direciona você para o banco de sua preferência. Mais que isso: com ele você acompanha gastos e controla tudo mês a mês, linha a linha.

Faça mais refeições em casa e evite desperdício de alimentos

Agora suas refeições estão por sua conta e bolso. Para equilibrar os gastos, tente dosar as ocasiões em que você come fora e em casa. Mas não adianta lotar a geladeira e a despensa e perder a data de validade dos produtos. Para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro, programe-se para uma vez por semana ou a cada 15 dias abastecer sua casa com mercadorias perecíveis como frutas e verduras e outros itens de geladeira.
O congelador é um grande aliado para quem quer morar sozinho. Não para armazenar pratos industrializados, mas para congelar as sobras da refeição, legumes pré-cozidos e outros alimentos. Comida pronta só para emergências. Além de cara, não é saudável.
Ah! O freezer também será o melhor lugar para armazenar aquela marmitinha com as sobras do almoço de domingo que você vai trazer quando for visitar seus pais 😉

Seja vintage e reutilize a mobília

Uma parte muito divertida dessa fase de mudanças é mobiliar os ambientes. É o momento de deixar tudo com a sua cara. Mas cuidado para não entrar na nova casa com muitas dívidas. Use a criatividade para mobiliar a casa e considere reutilizar alguns móveis da sua antiga moradia. É comum que um amigo ou parente queira doar alguma mobília. Não seja orgulhoso e aceite de bom grado. Você pode reformar o item e deixá-lo como novo.

Itens que não podem faltar na sua casa

Além de independência financeira, morar sozinho requer independência doméstica. Então garanta que nenhum item abaixo falte na sua nova casa.
Vela, fósforo e lanterna para o caso de falta de energia
Algumas ferramentas básicas como chave de fenda, chave Philips e alicate
Escada dobrável para guardar suas coisas na parte de cima dos armários e eventualmente trocar uma lâmpada
Ah! Lâmpadas reserva
Fita crepe, fita adesiva e cola
Adaptadores de tomada e fio de extensão

Preparado para morar sozinho? Então, agora, mãos à obra! Planeje tudo e se prepare para a casa nova! \0/