Resoluções de ano novo para uma vida financeira mais saudável

As resoluções de ano novo também podem te ajudar a ter mais dinheiro em 2018

As famosas resoluções de ano novo fazem parte da vida de qualquer pessoa, afinal é normal querer começar um novo ciclo de forma diferente.

Seja parar de fumar, começar a se exercitar, ter mais tempo para família ou se dedicar a algum hobby, não importa. O lance é aproveitar a renovação de energia e ter uma atitude mais positiva em relação a vários aspectos da vida.

Tudo isso também pode – e deve – ser aplicado a sua vida financeira! E se você seguir as nossas 5 dicas, a parte da música que diz “muito dinheiro no bolso” vai ser bem fácil de ser atingida.

1) Colocar tudo no papel (ou no smartphone)

Quaisquer que sejam suas resoluções de ano novo, a primeira dica é escrevê-las – vale papel, tablet, celular, mural da parede da cozinha. Isso dá um senso maior de responsabilidade e você não vai ter a desculpa que esqueceu o que prometeu.

Outra coisa que deve ser mapeada e planilhada são seus gastos. Ter visibilidade do quanto se ganha e se gasta é o primeiro passo para ter uma vida financeira mais organizada e tranquila.

Se está tudo uma bagunça e você não tem histórico de nada, comece do jeito antigo: faça uma lista simples no papel e depois passe para o excel de uma forma mais completa.

2) Feche a torneira

Agora que você já sabe para onde está indo seu dinheiro, é hora de reduzir gastos ou eliminá-los de vez, se forem desnecessários.

Talvez você não precise comprar roupas e sapatos todos os meses – prefira comprar no fim de cada estação para aproveitar promoções – ou seu plano de telefonia móvel está maior do que sua necessidade.

Enfim, o importante é fazer uma faxina nas suas despesas, mas se seu problema são as compras por impulso, talvez você precise tomar a nossa próxima resolução.

3) A dieta do dinheiro

Uma das resoluções de ano novo mais tomadas é fazer dieta. Mas a nossa sugestão não tem nada a ver com fechar a boca.

O lance aqui colocar limites em todos os seus gastos, inclusive naqueles que consideramos inofensivos, como o cafezinho e o valet do restaurante.

Essa dieta pode fazer você repensar sua relação com o consumo e se você quiser mesmo levar isso a sério, a gente indica o livro Detox das Compras, da Carol Sandler do blog Finanças Femininas.

4) Guarde dinheiro

Isso deveria estar na lista de resoluções de ano novo de todo mundo.

Ter um dinheirinho guardado pode te salvar em algum momento de aperto – imprevistos acontecem – ou te dar a possibilidade de aproveitar oportunidades bem interessantes – seja de investimentos, compra de algum bem, etc.

Para quem está começando, uma maneira de não cair em tentação é fazer um agendamento mensal de retirada da sua conta corrente. O dinheiro vai automaticamente para poupança ou outro investimento e você nem vai sentir.

5) Baixe o papelada

O aplicativo papelada é uma ótima maneira de organizar suas contas.

Com o aplicativo você pode receber todos os seus boletos automaticamente e tê-los todos juntos, com acesso na palma da sua mão a qualquer momento e de onde estiver.

O papelada também te avisa dos vencimentos – te livrando de pagar juros e multas, tem conexão direta com os principais bancos para efetuar os pagamentos e ainda armazena todos os comprovantes.

Ele também disponibiliza um histórico de todos os seus gastos automaticamente, em tempo real, com gráficos super intuitivos.

Isso significa que seguindo essa dica, ao final de 2018, você saberá para onde foi seu dinheiro e poderá se concentrar nas suas outras resoluções de ano novo.

Afinal, a gente trabalha para que contas não sejam sinônimo de dor de cabeça e você tenha mais tempo e tranquilidade para viver a vida e realizar seus sonhos.

Conte conosco e Feliz 2018!