WWW, WIFI, URL, HTTPS, IOS: O QUE ESSAS SIGLAS NOS DIZEM?

Você está cansando de ver essas siglas na internet, no celular – WWW, WIFI, URL, HTTPS, iOS. Você as utiliza todo santo dia. Mas sabemos qual é o significado dessas siglas? O que querem dizer? O que nos informam? Ficou interessado? Então leia tudo sobre elas aqui!   

Seja no computador ou no celular, nós estamos lidando diariamente com essas letrinhas: WWW, WIFI, URL, HTTPS, iOS.

Essa sopa farta de consoantes representa o que há de mais importante na internet. Mas sabemos o que cada uma dessas siglas nos diz? Qual é o seu significado?

Quando nos encontramos, por exemplo, em um café, navegando pelo iPhone em uma página de notícias, por meio da rede de internet local, nós estamos em contato direto com todas as siglas – WWW, WIFI, URL, HTTPS, iOS.  

. WWW aparece no link da página em que estamos navegando

. WIFI é a rede do café que nos permite navegar pela internet sem fio

. URL é o endereço da página, com aquele monte de letras, números e símbolos

. HTTPS está no início do link e indica que a página tem um certificado de segurança válido  

. iOS é o sistema operacional do iPhone – se você tiver um Samsung ou Motorola, troque o iOS por Android, ok?

Ou seja, essa sopa de letrinhas faz parte da nossa dieta diária tecnológica, quando nos alimentamos de informações na rede mundial de computadores.

Cada sigla tem um significado diferente, mas são complementares. WWW, WIFI, URL, HTTPS, iOS são siglas de palavras em inglês. A seguir, detalhamos o significado de cada uma delas.

WWW

Significa World Wide Web. Traduzindo: “rede de todo o mundo”. O WWW é o sistema de documentos dispostos na internet, em formato de hipertexto. Eles podem ser acessados do computador por navegadores como Explorer, Chrome, Firefox e outros.

Um hipertexto são textos com imagens, vídeos e sons, apresentados em formato digital em um site, por exemplo.

WIFI

É a abreviação de Wireless Fidelity, ou “fidelidade sem fio”. A sigla surgiu em alusão à expressão High Fidelity (Hi-Fi), muito empregada pela indústria fonográfica na década de 50.

Quando vemos a sigla WIFI em um estabelecimento, quer dizer que ele oferece a conexão à internet a diversos dispositivos sem fio, por meio de frequências de rádio, infravermelho etc.

URL

Significa Uniform Resource Locator, ou Localizador Padrão de Recursos. Aí complicou, né? Traduzindo: a URL é o endereço de um recurso disponível em rede, esteja este recurso na internet ou intranet – rede de dados própria de uma instituição ou empresa.

A URL é o caminho que nos conduz até onde queremos em uma rede de dados. Por exemplo, o link é uma URL. Quando digitamos o link no navegador, somos conduzidos até a página de destino apontada pelo link.

HTTPS

A sigla quer dizer Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Esta sigla aparece no início da URL, ou do link, em uma página da internet.

Quando acessamos um endereço que começa com https://, quer dizer que o site tem um certificado de segurança válido.

Mas ele só será 100% efetivo se o servidor que hospeda o site também tiver o protocolo instalado e válido. Se essas condições ocorrerem, a navegação no site é segura por meio da tecnologia de criptografia. (link: http://blog.papelada.com.br/tendencias/criptografia/ )

IOS  

Significa Iphone Operating System, ou Sistema Operacional do Iphone. Na prática, o iOS é o sistema instalado nos produtos móveis da Apple, como iPhone e iPad, por exemplo. É por meio dele que usamos os dispositivos da empresa.

Em outras palavras: o iOS é o programa que nos permite utilizar o aparelho.

O sistema operacional foi apresentado pela primeira vez em 2007, junto com o iPhone. Empresas como Samsung e Motorola têm outro sistema operacional, o Android.

Ah, Android não é uma sigla. 😉