5 EMPREENDEDORES QUE MUDARAM O MUNDO

Grandes inovadores mostraram que, para empreender, é preciso perseverança, confiança e certa dose de loucura – por que não? A seguir, elencamos cinco empreendedores que mudaram o mundo e nossas vidas na história recente, com suas ideias e produtos geniais.  

Para o empreendedor, ser chamado de “louco” é elogio. Com ideias “fora da caixa”, à frente do seu tempo, alguns empreendedores que mudaram o mundo ao longo dos séculos tiveram de enfrentar o ceticismo da sociedade em relação aos seus projetos.

No fim, revelaram-se visionários que transformaram para sempre a maneira como vivemos.

Em um mundo cada vez mais voltado para a tecnologia e a inovação, os empreendedores são hoje, mais do que nunca, as molas propulsoras do futuro – as cabeças “loucas” que têm ideias, elaboram projetos e criam máquinas, aplicativos e negócios revolucionários.

Ter o empreendedorismo correndo nas veias é, portanto, um ativo pessoal valioso. Por isso é tão importante desenvolvermos nosso espírito empreendedor da infância à vida adulta, como mostramos aqui

Mesmo que, durante este percurso, recebamos olhares desconfiados e, uma hora ou outra, um elogioso “louco”, “maluco” ou “doido varrido” de um vizinho, colega, amigo ou da família.

Mas não nos preocupemos: a loucura faz parte do jogo.

Linda Rottenberg, autora do livro De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco, lançado em 2016 pela Editora HSM, diz que se “você não for chamado de louco quando propuser algo novo, talvez não esteja pensando com ambição suficiente”. 

A história comprova a afirmação da autora. Empreendedores que mudaram o mundo tiveram ideias tão disruptivas para suas épocas que foram considerados como loucos.

Mas confiantes e perseverantes em suas ideias, eles acabaram revolucionando nossas vidas com suas criações.

A seguir, elencamos cinco empreendedores que mudaram o mundo. Você os conhece?

Thomas Edison: A luz

Nascido em fevereiro de 1847, Thomas Edison inventou, aos 32 anos, a lâmpada elétrica. Enfrentou a opinião geral de que o empreendimento seria um fracasso para, anos depois, ver a sua criação se expandir e iluminar as casas e lares de todo o mundo.

Ah, Edison também inventou a câmera de cinema, a embalagem a vácuo de alimentos e outras centenas de produtos. Ele era autodidata.

Henry Ford: Carros em série

Em 1903, Henry Ford fundou a Ford Motor Company, montadora de carros, com 28 mil dólares e 12 investidores. Naquela época, sentia-se incomodado com o fato de que apenas a elite conseguia comprar automóveis.    

Para barateá-los e ampliar seu acesso à classe média, ele desenvolveu algo inédito para o seu tempo: a montagem em série dos veículos. Nela, cada funcionário era responsável por montar uma parte do carro, que corria em uma linha de fabricação.

Este processo permitiu reduzir o tempo de produção e o custo do carro. Resultado: o automóvel se popularizou e ganhou o mundo. O processo fabril desenvolvido por Ford é utilizado até hoje por todas as montadoras.

Bill Gates: Computador em casa

Na década de 70, computadores eram monstrengos gigantes utilizados somente por instituições ou empresas. Ninguém imaginava ter um PC na mesinha de casa, ou sobre o colo.

Bill Gates conheceu uma dessas máquinas quando ainda estava no colégio. Foi paixão à primeira vista.

Anos depois, ele fundou a Microsoft junto com seu parceiro, Paul Allen, e desenvolveu programas de computador que facilitavam a utilização pelo consumidor final, além de baratear o preço das máquinas, tornando-as mais acessíveis à população.

Se hoje temos um computador em casa, agradeçamos ao Bill, um dos empreendedores que mudaram o mundo.

Sergey Brin e Larry Page: Buscador global

Outros dois empreendedores que mudaram o mundo são Sergey Brin e Larry Page, os fundadores do Google – precisa dizer mais?

Em praticamente todo o mundo, a ferramenta é utilizada para buscarmos o que quisermos na internet.

Os dois se conheceram na década de 90, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Eles concluíram, àquela época, que melhorar a busca por informações na internet ajudaria a organizar melhor as páginas.

Em 1996, eles criaram o BackRub, sistema de busca que, dois anos depois, passou a se chamar Google, cuja missão era, segundo seus criadores, “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

Missão dada. Missão cumprida.

Elon Musk: Marte é ali!

Sim, há empreendedores que mudaram o mundo. E há os que estão mudando. Elon Musk é um deles.

O sul-africano está à frente de vários empreendimentos inovadores – ou “loucos”. Entre eles, os carros elétricos movidos à energia solar que não requerem motorista, satélites que oferecem internet de alta velocidade a todo o mundo e um sistema de trem capaz de conduzir passageiros, sem trilhos, a uma velocidade de 1.200 Km/h.

Ah, em 2024, Musk pretende enviar os primeiros humanos a Marte. Segundo ele, até 2060, o planeta deverá ter um milhão de humanos morando por lá.

É ou não é uma loucura?