WhatsApp como ferramenta de negócios

WhatsApp testa novas funcionalidades e pode se tornar uma ferramenta ainda mais essencial para micro e pequenos empreendedores

Que o WhatsApp continua a crescer fortemente não é surpresa para ninguém, mas você sabe quantos usuários ele tem e quantas mensagens são trocadas por dia?

Segundo o relatório mais recente divulgado pelo Facebook – dono do app – 1,5 bilhão de pessoas usam o WhatsApp mensalmente e 60 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias através dele.

São números impressionantes que explicam porque cada vez mais micros e pequenos empresários utilizam o app também como ferramenta de trabalho, inclusive para vender.

E essa experiência pode se tornar ainda melhor para esses tipos de usuários, uma vez que novas ferramentas são lançadas e outras estão sendo testadas. Confira!

WhatsApp Business

Como divulgado anteriormente, o WhatsApp Business já está disponível para dispositivos Android no Brasil para micro e pequenas empresas.

Com esse novo app, o usuário, que antes utilizava seu telefone pessoal para negócios, pode criar uma conta específica para sua empresa, inclusive usando um número de telefone fixo.

A empresa pode ter um perfil com informações detalhadas – horário de funcionamento, site, endereço, entre outras – e contar com respostas automáticas para dúvidas e solicitações de seus clientes.

Além disso, o WhatsApp Business oferece outra novidade bastante importante no mundo dos negócios: estatísticas, permitindo que empreendedores tenham mais informações sobre seu próprio serviço de atendimento.

Mas o WhatsApp Business é apenas uma das novidades que o app reserva para o futuro e que pode impactar diretamente os empreendedores.

WhatsApp Payments

Atualmente em fase de testes na Índia, o WhatsApp Payments vai possibilitar a transferência de dinheiro de um usuário para outro, de maneira simples e rápida.

Segundo informações, o app de mensagens fez parceria com três grandes bancos indianos para viabilizar a movimentação do dinheiro, mas ainda não está claro como isso vai acontecer.

Especula-se também a possibilidade de essas transferências serem gratuitas, mas não sabemos como isso será possível no Brasil, por exemplo, uma vez que os bancos cobram taxas sobre movimentações.

De qualquer maneira, a possibilidade de fazer e receber pagamentos via WhatsApp vislumbra um novo arranjo comercial para quem faz vendas online e poderá utilizar o app como uma loja virtual.

Isso tudo só faz com o que o WhatsApp torne-se cada vez mais relevante, não só na vida pessoal, ao facilitar a comunicação, mas também nos negócios, criando funcionalidades para simplificar a vida do micro e pequeno empreendedor.